Cuidar das unhas – Como Manter Umas Unhas Saudáveis

cuidar das unhas

Na correria do dia a dia, muitas vezes acabamos deixando de lado o cuidado com nossas unhas. Elas acabam ficando fracas e quebradiças, com pelinhas levantadas. Mas tenha em mente que unhas saudáveis sempre causam uma boa aparência.

Manter o cuidado das unhas não é tão complicado quanto se imagina. Mesmo que você não vá a uma manicure e pedicure semanalmente, existem algumas dicas spbre como cuidar das unhas que podem ser seguidas para manter suas unhas saudáveis. Confira:

Cuidar das unhas – Como Manter Umas Unhas Saudáveis

  • Não tire as cutículas: isso mesmo! Parece inevitável, mas as cutículas são uma proteção natural do organismo e sua retirada é uma porta aberta para doenças e bactérias. Existem cremes que regeneram e desinflamam as cutículas para que ela volte ao estado normal.
  • Não roa unhas: roer as unhas pode causar machucados e até inflamações. Medidas para evitar a prática são os esmaltes amargos.
  • Mantenha mãos e cutículas hidratadas: existem ceras, óleos e hidratantes ótimos para evitar que as pelinhas levantem e fortalecer as unhas. Procure por produtos ricos em vitamina E, ceramidas e ativos emolientes.
  • Evite que as unhas encravem: o ideal é que as unhas sejam lixadas sempre retas, sem cortar os cantos. Isso evita que encravem.
  • Deixe a unha respirar: ao trocar o esmalte prefira retirar o antigo um dia antes de refazer as unhas.
  • Escolha a base certa: antes de passar o esmalte não deixe de usar uma base. As bases protegem as unhas e ajudam a fortalecê-las.
  • O esmalte certo: o esmalte também deve proteger a unha, além de deixá-la colorida. Procure pelos esmaltes que possuem vitamina E, cálcio e proteínas da seda, que evitam a descamação.
  • Evite usar removedor com acetona: a acetona resseca as unhas e hoje em dia não é a única eficiente quanto o assunto é retirar esmaltes. Hoje, existem inúmeros removedores de esmaltes sem acetona que deixam as unhas hidratadas e brilhantes.
  • Boa alimentação: alguns alimentos contribuem para deixar suas unhas saudáveis. Se elas estão quebradiças, procure alimentos ricos em cálcio: leite, peixes e vegetais escuros. Para unhas fortes, consuma vitaminas e ferro: laranja, morango, grãos integrais, oleaginosas, entre outros.

Com os cuidados certos, suas unhas ficarão saudáveis, fortalecidas e hidratadas. Sempre cuide delas com carinho.

Relacionados

Comente